quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Shaman " 10 Anos do Ritual"


Shaman foi uma banda idealizada pelo baterista Ricardo Confessori, então na época, 2001, ex-baterista da banda Angra (*em nota: Ricardo retorna ao Angra em 2009). Para compôr o elenco da banda, Ricardo chama seus então ex-colegas de Angra Andre Matos (vocal) e Luís Mariutti (baixo); ficando as guitarras à cargo do irmão mais novo de Luís, Hugo Mariutti. 
O motivo pelo qual Confessori, Matos e o Mariutti mais velho haviam saído do Angra é muito controverso e praticamente incógnito, entretanto não tanto como viria a ser o fim do próprio Shaman em 2006, quando então Andre, Luís e Hugo deixam a banda (Ricardo retoma as atividades com uma nova formação então, porém abstenho-me de comentar a respeito). 
Na época da saída do Angra, 2001, em entrevista à Roadie Crew, os ex-integrantes acusaram seus companheiros do Angra de serem mercenários e zelarem apenas pela supremacia da técnica, enquanto estes três buscavam uma música mais simples, sem se importar com dinheiro. Boatos e fofocas à parte, fato é que saíram (um deles aparentemente não tão convicto, visto que mais tarde retorna à banda, rs), e em janeiro de 2002 deram início à gravação do seu primeiro álbum, Ritual. O disco foi inteiramente gravado na Alemanha, cuja produção ficou a cargo de Sascha Paeth (Edguy, Avantasia)
O que dizer sobre o Ritual? Particularmente, é disparado meu álbum favorito, porém isto é apenas questão de gosto e opinião. Portanto, levemos em conta que foi eleito pelos leitores da Folha de São Paulo o "melhor disco de 2002", veículo de comunicação este que abrange leitores dos mais variados perfis.
É nesse álbum, também, que está a faixa Fairy Tale, que viria a fazer parte da trilha sonora da novela "O Beijo do Vampiro" no mesmo ano. O metal brasileiro, enfim, chega aos veículos de comunicação de cultura de massa.
Ritual é um álbum extremamente melódico, com letras enraizadas no misticismo xamanista (na época, Andre Matos disse que o Shaman criava um novo estilo, o "Mystic Metal"). Há quem considere este álbum como uma continuação do álbum Holy Land do Angra (1996). Boatos, também de que a faixa Fairy Tale faria parte da demo do Fireworks, mas devido aos desentendimentos entre os então integrantes do Angra, esta foi "guardada" por Andre que então a grava com o Shaman, para ficar imortalizada como um dos maiores clássicos do metal nacional, quiçá mundial.
Sou suspeita para falar sobre o Ritual porque realmente amo este álbum, entretanto é inegável seu marco no cenário do metal brazuca. Para quem não conhece, ouça despido de preconceitos e tente se concentrar em todos os elementos subjetivos da obra, garanto que não se arrependerá, e só ganhará com a sensação de deleite estético que conseguirá desde Ancient Winds (faixa 1) (a intro que faz com que você se sinta em um legítimo ritual xamanista) até Pride (faixa 10) (esta é a faixa considerada quase uma bônus track, ótima para se bater cabeça).

Enfim, este post foi apenas minha estreia no blog e eu fiquei com muito medo de decepcionar ou sei lá, portanto resolvi falar sobre um álbum que eu gosto muito e que tem exatos 10 anos de lançamento.




Sem comentários:

Enviar um comentário